segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Doçura de Oxum

Doçura de Oxum...
"As abelhas, encantadas com a beleza de Oxum e com a delicadeza com que havia feito o pedido, abriram uma fenda na colmeia e o mel começou a escorrer. O mel brilhante como o ouro que escorria nas mãos de Oxum era passado na boca do menino Ogum, que estava adorando toda a doçura. Oxum cantava: 
_Tome o mel, meu amigo, mas venha para a cidade comigo".
Oxum , com a doçura demonstrada, sempre acompanhada pelo mel, esconde sua personalidade geniosa e emblemática. Ela vai assim, como as águas de um rio: uma hora calma, em outra, furiosa. Jeito de ser feminino...
SARAVÁ UMBANDA!!!
ORA YÊ YÊO!!!




quarta-feira, 22 de abril de 2015

INTELIGÊNCIA x SABEDORIA

" Inteligência não é sabedoria. Conheço muitos inteligentes tolos, que se gabam dos conhecimentos intelectuais e intimamente acreditam que isso basta para ser sábio espiritualmente.
A inteligência vem do seu esforço individual, da sua força de vontade; A sabedoria vem da miscigenação das verdades alheias; da compreensão para com seus semelhantes, sem aviltar suas experiências no plano mental, astral, físico e humano. Ser sábio é conseguir enxergar além da casca, e valorizar a centelha Divina em cada ser humano, como parte vital do Todo."
[Karol Souza]


segunda-feira, 20 de abril de 2015

UMBANDA: Uma religião brasileira, Universal e para todos!

A Umbanda surgiu no início do século passado como um grande movimento da espiritualidade superior no sentido de dar passagem para espíritos ávidos por trabalho de caridade e por resgate, abraçando todos aqueles que a procuraram, sem preconceitos sociais, sexuais, de cor ou credo.

Tais espíritos, em sua grande maioria, traziam uma roupagem de brasileiros pobres - e até marginalizados por conta das provações e sofrimentos - em sua última encarnação nas terras do cruzeiro do sul (escravos, malandros, meretrizes, crianças abandonadas, indígenas explorados, ladrões etc.)

Apesar de muitos envergarem muita luz e sabedoria, não eram bem vindos em muitos centros espíritas, pelo modo humilde e rude de se apresentar e se comunicar, devido ao ódio e preconceito ainda arraigados à sociedade do início do século XX.

Por isso, apesar de popularmente ser acreditada como de origem africana, a Umbanda, na verdade, é um conjunto religioso formado por diversas matrizes - recebendo espíritos trabalhadores até mesmo de outros países - incorporando e acatando cada uma dentro de seus elementos diversos.

Os principais são:

CRISTIANISMO
Absorção dos símbolos e das orações católicas. Muitas casas vão além do sincretismo, utilizando-se até mesmo de dogmas católicos. Crença em Jesus Cristo.

AFRICANISMO
Culto aos Orixás, introduzido pelos negros escravizados vindos da África, em sua amplitude cultural, espiritual, religiosa, ecológica etc.

KARDECISMO
Estudo de toda a bibliografia espírita, bem como da literatura de Alan Kardec. Manifestação de espíritos conhecidos na Doutrina Espírita como os dos médicos Bezerra de Menezes e André Luiz. Prática de palestras públicas e estudo da mediunidade.

INDIANISMO
Prática da sabedoria ameríndia ancestral no tocante a sua cultura, espiritualidade, ecologia, medicina natural etc.

ORIENTALISMO
Estudo e prática de conceitos como chacras, prâna etc; Culto a espíritos budistas, árabes e ciganos, os quais, em certas casas chegam a ter sua própria linha, dissociados de outras egrégoras.