Orixás

PARA ENCONTRAR SEU ORIXÁ, ROLE A PÁGINA!


* IANSÃ




Sincretismo: Santa Bárbara, Santa Catarina, Santa Luzia, Santa Inês.
Dia da Semana: Quarta feira.
Cor: Azul escuro, prata, dourado,vermelho, amarelo, branco.
Saudação: "Eparrêy".

As filhas de Iansã são dotadas de muita sensualidade.Temperamento impetuoso e autoritário. Arrojada, guerreira, avassaladora. Dona de paixões ardentes e que preserva o que é seu, principalmente seu amor.
A sinceridade e a alegria são suas principais virtudes. Na conquista não tem medo de demonstrar seu interesse; no trabalho envolve-se completamente em suas tarefas e na vida a dois adora viver momentos entre diversão e o prazer. Por ser perfeccionista, pode acabar com dificuldades de se concentrar em um único objetivo, e não abre mão quando está com a razão. Apesar de ser dedicada a família, prefere ir a caça do que ficar em casa esperando o peixe. Dá liberdade aos seus filhos o que faz eles serem devotos à ela.

QUALIDADES:

Iansã de Balé (Yànsán de Gbalé) - A dona dos Eguns (espíritos de mortos).Responsável pelo encaminhamento.É a Deusa dos mortos. É Ligada diretamente ao culto de Egun, por isso é a senhora dos cemitérios. 

Iansã Matamba (Egunitá) - Mãe da Guerra - Defensora dos inocentes que sofrem por vingança. Rege o fogo, os raios e pode trabalhar no Cruzeiro das Almas ao lado de Iansã de Balé.É a senhora que caminha com os mortos.

Odara - A mais bela. Rege junto com Iansã Oloxá, os ventos. 

Funã (Afefe Yku Funan) - A Iansã menina de beleza rude. Que tem muito amor, porém ciumenta ao extremo. A Senhora do Fogo.

Oloxá - ou Odó Oyá - A Iansã velha. Oyá perfeita. Regente dos Ventos e Tempestades.

Abomi ou Bomin: Tem fundamento com Xangô e Oxum.

Filiaba: Tem fundamento com Omulu.

Gunán ou Gigan: Tem fundamento com Xangô.

Messan ou Yamesan: É a que foi esposa de Oxossi, meio animal e meio mulher. Só come caça com Oxossi nas matas. É a mãe dos nove filhos Oyá Mesan é um de seus epítetos.

Onira: Tem grande ligação com Oxum, pois foi ela quem ensinou Oxum Opara a lutar.É Rainha da cidade de Ira (filha ou mulher de Sàngó). "Onirá" na África é um título de Oiá, significando "Senhora da Cidade de Irá".

Semi: Tem fundamento com Obaluaiê.

Seno ou Ceno: Tem fundamento com Oxumarê.

Sinsirá: Tem fundamento com Obaluaiê.

Sire: Tem fundamentos com Ossaim e Ayrá.

Yapopo: Tem fundamento com Obaluaiê.


Tope ou Yatopé ou Tupé: Tem ligação com Xangô e veste-se de branco. Tem fundamento com Ogum e Exu.



* OGUM




Sincretismo: São Jorge
Dia da Semana: Terça feira
Cor: Azul, vermelho, branco, cobre, prata.
Saudação: "Patacori Ogum, Ogunhê".

Ogum, Senhor da Guerra, vencedor de demandas - Símbolo dos Guerreiros. Arrojados e muitas vezes bravos e briguentos.São defensores natos dos oprimidos. Rápidos de raciocínios e descuidados em emitir suas opiniões, pois não escolhe lugar nem hora para dizer a verdade.São daqueles que usam muito a expressão “doa em quem doer” e pela sua imponência e muitas vezes arrogantes, dói nele primeiro. Autoconfiante, enérgico e possessivo. Reage com extrema rapidez aos impulsos o que geralmente lhe leva a situações constrangedoras e perigosas. Para definir bem a impulsividade dos filhos Ogum, nos dizemos que se alguém lhe bate à porta, estando ele pelo lado de dentro, não pergunta quem é, ele abre a porta, para ver quem é.Gosta de receber elogios, bem como não economiza elogios para tudo aquilo ou aqueles que ele gostar e achar que está certo. Tem um excelente faro para arquitetar as coisas e colocar dinamismo nas palavras e nas ações. Tem facilidades em fazer amigos, gosta de estar rodeado deles. Sendo dono de seu próprio negócio, de uma empresa, tem dificuldades em mandar, ordenar, em funcionárias mulheres. 
 Encontram dificuldades imensas para perdoarem as ofensas que foram vítimas. Perseguem com obstinação e determinação seus objetivos e jamais se desencorajam facilmente.No amor tem dificuldade de admitir seus erros. Não suporta rotina e gosta de viver de modo intenso.

QUALIDADES:

OGUM BEIRA-MAR: O que rege as águas salgadas.
OGUM MEGÊ: O que rege as estradas e os caminhos do Cemitério.
OGUM ANARUÊ: O que rege a terra e sua fertilidade, protetor dos agricultores.
OGUM YARA: O Ogum das águas doces.
OGUM ROMPE-MATO:O que rege as matas.
OGUM DILÊ:O que rege e vibra nas doenças.
OGUM MATINATA: O que rege a noite e madrugada.
OGUM XOROQUÊ: Ligado ao Orixá Exu.
OGUM ONIRÊ: O que está ligado aos antepassados; O que desapareceu debaixo da terra. O cortador de 'cabeças'.
 Também OGUM MALÊI, OGUM DE RONDA e OGUM SETE ESPADAS, que vibram nas faixas dos anteriormente descritos.



*IEMANJÁ




Sincretismo: Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade, Virgem Maria.
Dia da Semana: Sexta feira.
Cor: Azul claro, branco, prata.
Saudação: “Ômio”- “Odocy-Ába” - “Odô-Yá”.

Senhora símbolo da fertilidade, regente das águas salgadas.São altivas e escutam apenas virando-se de costas ou inclinando-se ligeiramente de perfil, são voluntariosas, gentis e compassivas e perdoam facilmente as ofensas que lhes dirigem. Extremamentes apegadas a casa, marido e filhos.Tem hábitos simples, respeito as tradições e extremamente pontual. Dotada de um coração humanitário, torce e ajuda aos sucessos de outros. É romântica e compreensiva, mas quando desafiadas são confundidas com filhas de Iansã pela agressividade. Filhas de Iemanjá têm naturalmente uma necessidade muito grande de serem aceitas e amadas o que or vezes a torna insegura.

Em todos os momentos graves, os Orixás pedem conselhos a Iemanjá, a Deusa progenitora, muito sábia e dona do mais precioso dos princípios vitais.

Regência:

 Iemanjá Kayala (Konlé): A da espuma da ressaca da maré. Está na ressaca da maré; enreda e envolta em um mato de algas e limo. Por ser navegante, vive nas hélices dos barcos.O seu mito conta que ela afoga os pescadores.

Iemanjá Sobáh (Asagba ou Saba): Fiadeira de algodão, foi esposa de Orunmilá. Ligada a Airá, Lufã e Orunmilá, fia algodão, usa corrente de prata no tornozelo, carrega abebé e sua energia é a espuma branca do mar e rio, veste branco com prata. 

Iemanjá Yinaé ou Malelé (Marabô): Aquela que os filhos sempre serão peixes.Mora nas águas mais profundas. É a sereia, ligada à reprodução dos peixes; vem sempre a beira do mar apanhar as suas oferendas; está ligada a Oxalá e Exú.

Iemanjá Ogunté: Considerada a nova guerreira, dona da espada, esposa de Ogum ferreiro, mãe de Ogum Akorô e Oxóssi. O seu nome significa aquela que contém Ogum. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras. Traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum. Veste branco; azul marinho, cristal, ou verde e branco.

Iemanjá Awoyó (Dandalunda, Janaína):A primogênita. A mais velha das Iemanjás, a mãe de todos os Orixás e dos mais ricos trajes; usa sete saias para guerrear e defender seus filhos. Ela vive distante no mar e repousa na lagoa; come carneiro e, quando sai a passeio, usa as jóias de Olokum e coroa-se com Oxumarê, o arco-íris.

Iemanjá Inaê (Iya Massê): que é a mãe de xangô.

Iemanjá Sessu (Iyasessu):  Voluntariosa e respeitável, ligada a Babá  Olokun,  vive nas águas agitadas da costa e come inhame, suas contas são verdes translúcido, veste verde e branco.




*XANGÔ




Sincretismo: São Jerônimo, São João Batista, São Pedro.
Dia da Semana: Quarta feira
Cor: Marrom, vermelho, marrom, branco.
Saudação: "Kaô Kabecilê".

Os filhos de Xangô, são de um caráter imperioso, viril e atrevido. Justiceiro por excelência. Castiga os mentirosos, ladrões e malfeitores.Os filhos de Xangô sabem o que querem e é muito difícil de serem enganados. Tem suas opiniões próprias, irredutível nos seus argumentos e acha sempre que está com a razão. Precipitado nas suas ações e faz de tudo para por em descrédito seus inimigos. Não tem por método em confiar nos outros.No lar ou em seu ambiente de trabalho, consegue respeito, porém consegue também muita indignação, por ser considerado chato, pois quer tudo sempre em seu devido lugar, não admitindo que alguém mexa em qualquer coisa e objeto que ele tenha colocado ali. Tem uma facilidade muito grande com o  sexo feminino por ser galanteador.

QUALIDADES:

Airá (Equilíbrio): O filho de Obatalá, ligado diretamente a Oxaguiã. Xangô Airá são as qualidades de Xangô em aspecto mais velho. São muito confundidos com Oxalá.

Alufan (Fogo): É idêntico a um Airá. Confundido com Oxalufan. Veste branco e suas ferramentas são prateadas.

Alafim (pureza): É o dono do palácio real, governante de Oyó. Vem numa parte de Oxalá e caminha com Oxaguian.

Afonjá (Guerreiro): É o dono do talismã mágico dado por Oyá a mando de Obatalá; é aquele que fulmina seus inimigos com o raio.

Aganju (Terra): Significa terra firme.É aquele que leva o coração do inimigo na ponta da lança.

Agodô (Justiça): Neste caminho; Xangô segura dois Oxês (machados).Inclinado a dar ordens e a ser obedecido, foi ele quem raptou Obá. 

Baru (Humildade): O Xangô que recebeu de Oxalá um cavalo branco como presente.Um rei humilde e solidário com a causa de seu povo.seus descendentes míticos agirão sempre como um jovem desconfiado, ambicioso, elegante, teimoso, hospitaleiro e galante.

Jakuta (Incansável): É aquele que atira as pedras, é a encarnação dos raios e trovões.O preocupado com a causa dos outros.Simboliza a justiça que vem do alto, ou seja, a justiça cósmica que vem do Deus Criador.

Kaô (Sabedoria): Simboliza a pedra antiga na qual foi assentada a justiça, evidenciando a sabedoria. Ele atua na pedreira sobre a qual está assentado o campo florido que recebe as obrigações de Oxalá.


Abomi (Saúde): Trabalha nas montanhas de pedra ou cadeias de montanhas interligadas, serras,matas altas etc.Ligado a Oxóssi.



*OXUM





Sincretismo: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Prazeres, Nossa Senhora da Caridade.
Dia da Semana: Sábado.
Cor: Amarelo, dourado, branco.
Saudação: "Aiê Iêu" - "Ora Yê Yêô".

Regente do Amor, da Bondade e do Ouro. Rainha da Beleza, Senhora dos Rios, Lagos, Açudes e Cachoeiras.As filhas de Oxum, são vaidosas, algumas ao extremo.Caráter e temperamento forte. Guerreira e poderosa. Voluptuosas e sensuais. Sua aparência graciosa e sedutora, escondem uma vontade muito forte de ascensão social sem medir consequências.Transpira sensibilidade e tem uma capacidade fora do comum de aceitar as pessoas e proteger quem gosta.No lado afetivo não abre mão de momentos românticos, mas por outro lado, se esquece de cuidar de si mesma.

QUALIDADES:

Abalu ou Abalo: A mais velha de todas, bem idosa. Tem numerosos filhos e netos. É severa e autoritária. É a verdadeira dona do leque e sempre se apresenta com ele. Come com Iemanjá no rio ou na lagoa. Carrega Ogum e uma Iansã. Tem ligação com Omulu e Oxossi.

Dokô: carregam propriedade e as características de todas as Oxum.

Oxogbo ou Ogbo: Aspecto maduro da Orixá. Feminina, muito bonita e vaidosa. Relacionada ao parto e ao nascimento, ajuda as mulheres a terem filhos. É a origem de Oxum.É a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas.

Ayla ou Yala: É a avó das Oxum. Muito poderosa e guerreira. Veste o amarelo e o azul-claro. Come com Ogum. Mora nas matas e tem caminhos com Obaluaiê.

Demô, Karê ou Acarê: Muito Guerreira, mas sua arma é um ofá (arco e flecha). Muito bonita, jovem, autoritária e agressiva.Tem fundamentos com Oxossi.São imparciais e sedutoras, mas pela imperialidade acabam sendo mal compreendidas.


Pandá ou Ypondá: Esposa de Oxossi, a Guerreira. Porta um leque/espelho e uma espada. É Mãe de Logun-Edé e com sua espada guerreia bravamente.Faceira, tem graça e beleza. Gosta de jóias e de música.

Maré (Omin ou Lomin): Um dos nomes ou qualidades de Oxum que significa 'Senhora da água':Suas filhas têm o direito de usar o Jogo de Adivinhação com até 16 búzios. São um tanto reservadas, tanto no vestir como falar e agir. Com pensamentos e ações de pessoas com idade avançada. Demonstram mais inteligência que as outras independente da idade de suas filhas de cabeça. Não gostam de ter muitos filhos, porém gostam de cuidar e zelar pelos filhos dos outros.


Opará ou Apará - qualidade de Oxum, em que usa um abebé (espelho) e um alfange (adaga) ou espada. Caminha com Oya Onira, com quem muitas vezes é confundida. Diferente das outras Oxuns por ter enredo com muitos orixás, vem acompanhada de Oyá e Ogum.




*OXOSSI





Sincretismo: São Sebastião.
Dia da Semana: Quinta feira
Cor: Verde, branco.
Saudação: "Okê Arô"

Regente das Matas e da cura. Representa a fartura. Os filhos de Oxossi, são desconfiados, fiéis, extremamente cuidadosos em tudo, preocupa-se muito com o dia de amanhã. Bom amigo, calmo e explosivo: quando Calmo chega a irritar, quando Bravo, chega ir as vias da ignorância.  Por ser o quarto Orixá masculino, não tem parceira definida, ou seja, pode casar com qualquer uma das três: Iemanjá, Oxum ou Iansã, porém para cada uma delas deverá agir de modo diferente, para que consiga se estabilizar e ser realmente feliz, amenizando suas diferenças.No campo das amizades, os filhos de Oxossi, são os melhores amigos que alguém pode ter, pois são de absoluta confiança. 
Ao contrário do que se pensa, nem todo Caboclo trabalha na irradiação de Oxossi.

QUALIDADES:

YBUALAMO: É velho e caçador. Come nas águas mais profundas. Conta um mito que Ybualamo é o verdadeiro pai de Logun Edé. Apaixonado por Oxum e vendo-a no fundo do rio, ele atirou-se nas águas mais profundas em busca do seu amor.

INLE: É o filho querido de Oxaguiã e Iemanjá.

DANA DANA: Tem fundamento com Exu, entra na mata da morte e sai sem temer a própria morte. 

AKUERERAN: Ele é o dono da fartura. Ele mora nas profundezas das matas.

OTYN: Guerreiro e muito parecido com seu irmão Ogun, vive na companhia dele, caçando e lutando.

AROLÉ: Propicia a caça abundante. É um dos mais belos tipos de Oxóssi. Um verdadeiro rei de Ketu.

KARE: É ligado as águas e a Oxum, porém os dois não se dão bem, pois, exercem as mesmas forças e funções. Come com Oxum e Oxalá. Bom caçador mora sempre perto das fontes.

TAFÁ-TAFÁ: O caçador arqueiro, aquele que exímio atirador de flechas.


* OXALÁ




Sincretismo: Jesus Cristo de Nazaré
Dia da Semana: Domingo
Cor: Branca, azul claro, prata.
Saudação: “Êpa-Bábá” "Epaô-Bábá”.

O filho de Oxalá, tem temperamento audacioso e independente. Jamais se detém para ouvir opiniões alheias. Lembramos que são três falanges de Oxalá as mais conhecidas: Oxalá Guiã, ou OXAGUIÃ: Jovem e Guerreiro. Oxalá Lufã ou OXALUFÃ: Velho e Sábio e Oxalá OROMILÁ: Paz, Sorriso e Tranquilidade. Isto para determinar falanges, pois OXALÁ é um só, a vibração original é uma só, a energia é uma só e responde por todos os três juntos.
No culto de Angola, chama-se LEMBA.
Filhos de Oxalá tem muita dificuldades no lado do amor, pois em virtude de ser o maior de todos os Orixás, está acima dos demais, possuidor de uma invejável inteligência e românticos extremosos. Através de sua falsa humildade e aparente timidez, são sedutores por excelência. Por isso que o casamento de um filho de Oxalá só será perfeito se realizado com uma Filha de Iemanjá, pois verão que suas virtudes e defeitos se assemelham em muito. Com as filhas de Iemanjá são fiéis, porém se casados com filhas de Iansã ou Oxum, são infiéis e traidores.
Seu falar é manso, seus movimentos são lentos. Prestativos para com todos, jamais se nega em dar auxilio a qualquer pessoa e nunca diz que ”não sabe” sem pelo menos tentar.Tem tendências fortíssimas para criar e inventar. Gosta de viver mais ou menos isolado.É um forte observador e juiz de si mesmo, pois tem consciência dos seus erros. Devota um amor e respeito pela sua mãe, inacreditável. Sua parte vulnerável e mais fraca é a cabeça onde tem distúrbios de visão, rinite e sinusite. Seu sistema nervoso é delicado, pois aparentemente são tranquilos , mas interiormente são explosivos e por isso buscam ficar isolados e repouso no sono, onde repõem energias.
Sistemáticos em tudo mesmo lhes faltando astúcia, pois na maioria das vezes se apresentam e se mostram como ingênuos, o que na verdade não são.Quando novos, criança e fase adolescente, não gostam de estudar, pois lhes parece tudo enfadonho em virtude do grande e elevado grau de inteligência. Filhos de Oxalá não nasceram para serem empregados de ninguém, por isso que como servidores mandados, não são dos melhores, porém quando chegam ao poder de mando ou que tenham seus próprios negócios (proprietários) se dão muito bem, apesarem de serem extraordinários planejadores e péssimos executores. Cada vez que um filho de Oxalá tenta “tocar” sozinho qualquer projeto seu, o resultado custa a aparecer o que lhe aborrece, abandonando tudo pela metade.

QUALIDADES

Akire ou Ikire: É um valente guerreiro muito rico que transforma em surdo e mudo a quem o negligencia.

Obatalá: É o mais velho dos Orixás. O grande rei branco; raiz de todos os outros Oxalás. Ele não é feito, faz-se Ayrá ou Oxum Opara. É o pai de Oxalufan que por sua vez é o pai de Oxaguiã. Por ser muito grande e poderoso, Obatalá não se manifesta, sua palavra transforma-se imediatamente em realidade. Representa a massa, o ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação dos novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos.

Oxalufã: Orixá muito velho, de idade avançada, aleijado, lento, movendo-se com muita dificuldade. Dança apoiado no opaxoró. Treme de frio e velhice. Detesta a violência, disputas e brigas.


Oxaguiã (Ogiyan): Orixá jovem e guerreiro. É o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com pedras azuis.Tem fundamento com Oyá e Exu.


* OXUMARÉ




Sincretismo: São Bartolomeu
Dia da semana: Terça-feira
Cor: Em geral verde e amarelo, mas pode utilizar todas as cores do arco-íris.
Saudação: "Aroboboi!"


É a manifestaçao do orixá para a renovação dos homens, representado no culto africano pela serpente Dan, cujo arco-íris sagrado, traz a alegria das cores e suas irradiaçoes para os seres humanos.É o Orixá que liga o céu e a terra.
Ele é o senhor de tudo que é alongado. O cordão umbilical que está sob o seu controle, é enterrado, geralmente com a placenta, sob uma palmeira que se torna propriedade do recém-nascido, cuja saúde dependerá da boa conservação dessa árvore.É o símbolo da continuidade e da permanência. Algumas vezes, é representado por uma serpente que morde a própria cauda.
Seus filhos, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, sendo quase miseráveis, porém, mais tarde, dão a grande volta em seu caminho, se tornando ricos, poderosos e, muitas vezes, orgulhosos. Porém, nunca se negam a ajudar quando alguém realmente precisa deles.
São pessoas de temperamento fácil de se lidar estando calmas, porém se tornam terríveis quando com raiva, representando, nesse estado, a serpente, que vem trazendo o lado negativo de Oxumarê, o seu lado mais perigoso, que é a falsidade e a perversidade.

QUALIDADES:

Dan: é a cobra que participou da criação. É uma qualidade benéfica, ligada à chuva, à fertilidade e à abundância.

Dangbé: É um Oxumaré mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dan, possui uma grande intuição e pode ser um adivinho esperto.

Becém:  É um nobre e generoso guerreiro.

Frekuen - É o lado feminino de Oxumaré, representado pela Serpente mais venenosa. O lado masculino de Oxumaré é geralmente representado pelo Arco-Íris.



*OBALUAÊ / OMULU






Sincretismo: São Roque, São Lázaro.
Dia da semana: Segunda-feira.
Cor: preto, branco,amarelo, vermelho.
Saudação: "ATOTÔ!"


É ligado simbolicamente ao mundo dos mortos.Obaluaê ou Omolu - Xapanã/Sapatá (os nomes se referem as fases de idade onde o mesmo Orixá seria mais jovem ou mais velho), é considerado a energia que rege as pestes como a varíola, sarampo, catapora e outras doenças de pele. Ele representa o ponto de contato do homem (físico) com o mundo (a terra). A interface pele/ar. No aspecto positivo, ele rege e cura, através da morte e do renascimento.Os Exus que atuam no cemitério lhes devem obediência.
É sincretizado como São Roque na forma de Obaluaê. Na forma mais velha de Omulu, é sincretizado como São Lázaro.
Seus filhos parecem ter mais idade do que realmente têm por conta da entidade ser mais velha e agem como se tivessem idade avançada. Seus filhos são doces, mas reclamões, rabugentos, um tanto mal-humorados. Quando querem, fazem e ajudam a todos sem exceção. Sofrem com muitos problemas de saúde que se arrastam por anos, geralmente desde criança ou desde o nascimento. São fiéis, dedicados e amigos de verdade. Podem ter premonições e seus filhos tem um pensamento de pessoas maduras, o que os ajuda a não agirem como crianças, ou serem irresponsáveis. Gostam da ordem e disciplina.
Não são pessoas de levar desaforos para casa e nem de falar pelas costas.Odeiam fofocas e vulgaridades do gênero. Os filhos de Obaluayê são irônicos, secos e diretos. Os descendentes desse orixá são muito independentes e têm a necessidade de crescer com suas próprias forças e recursos. Muitas dessas pessoas, devido à influência do seu orixá, que comanda os eguns, podem ter experiências sobrenaturais, como visões, sonhos etc.


QUALIDADES:

Ajunsu: Tem fundamentos com Oxalá, Oxumaré e Ogum. É extrovertido. É ligado ao tempo, as estações do ano e ao culto da terra.

Arapaná: Tem fundamento com Oyá.

Afenan: É velho, dança curvado, veste a estopa e carrega duas bolsas de onde tira as doenças.

Posuru: Come diretamente da terra. Sua dança mostra claramente sua ligação discreta com Exu e com a terra, dança com garras na mão. Tem caminhos com Oya. 

Savalu / Sapekó: Tem fundamento com Nanã.




*NANÃ




Sincretismo:Nossa Senhora de Sant'Ana
Dia da semana: Sábado
Cor: branco, azul, preto e roxo.
Saudação: "Salubá!"


Orixá das chuvas, dos mangues, do pântano, da lama, senhora da morte, e responsável pelos portais de entrada (reencarnação) e saída (desencarne).Nanã é dona de um cajado, o ibiri.
É considerada o orixá mais antigo do mundo. É protetora dos idosos, desabrigados, doentes e deficientes visuais.Nanã é chamada carinhosamente de "Avó", por ser usualmente imaginada como uma anciã. 
Seus filhos são conservadores e presos aos padrões convencionais estabelecidos pelos homens. Passam aos outros a aparência de serem calmos, mudando rapidamente de comportamento, tornando-se guerreiros e agressivos, quando, então, podem ser perigosos, o que assusta as pessoas. Levam seu ponto de vista às últimas conseqüências, tornando-se teimosos. Quando mãe, são apegadas aos filhos e muito protetoras. São ciumentas e possessivas. Exigem atenção e respeito, são pouco alegres e não gostam de muita brincadeira. Os filhos deste orixá são majestosos e seguros nas ações e procuram sempre o caminho da sabedoria e da justiça.

QUALIDADES:

Adjaoci: É a guerreira e agressiva que veio de Ifé, as vezes confundida com Oyá. Mora nas águas doces.

Ajapá: É a guardiã que mata, vive no fundo dos pântanos, é um Orixá bastante respeitado, ligado a lama, a morte, e a terra.

Buruku Burukê: Também é chamada Olú waiye (senhora da terra), ou Oló wo (senhora do dinheiro) ou ainda Olusegbe. Este Orixá veio de Abomey; ligado à água doce dos pântanos.

Omilaré: É a mais velha, acredita-se ser a verdadeira esposa de Oxalá. Associada aos pântanos profundos e ao fogo. É a dona do universo, a verdadeira mãe de Omolu.

Oporá: Veio de Ketu, é a mãe de Obaluaê, ligada a terra, temida, agressiva e irascível.


Ybain:  Vive na lagoa,e dá origem a outros caminhos. Para chamá-la, o dirigente espiritual tem que ir batendo com seus otás para fazê-la pegar suas filhas.