quarta-feira, 30 de abril de 2014

Fundamento de Umbanda

É impossível explicar sobre fundamento, sem antes, saber o que é Umbanda e sua iniciação.Todos, mesmo os mais experientes, quando deparados com esta pergunta também tem certas dúvidas. Isso também se dá pela miscigenação de segmentos dentro da própria Umbanda.
 Basicamente, a Umbanda é uma religião brasileira, segmentada das raízes de religiões africanas e sincretizada em partes com o catolicismo.Sua prática foi iniciada por Zélio Fernandino de Moraes no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1908.O conceito básico, instruído pelo Caboclo das Sete Encruzilhas é "“Umbanda é a manifestação do espírito para a pratica da caridade.” e “Aprender com quem sabe mais e ensinar a quem sabe menos, a ninguém virar as costas.”
 Seguindo esta linha de raciocínio, fundamentamos o atendimento caritativo como base da doutrina, sendo assim dentro da Umbanda Cruzada, Omoloko, Popular, Esotérica, Tradicional e em todas as outras vertentes.Todas as "umbandas" têm suas razões de existir e de serem cultuadas, e dizer que uma é 'melhor' que a outra é disseminar o preconceito dentro da própria religião. 
 A organização do centro também tem fundamento: ritual é bem simples e musicado, na maioria das vezes segue uma sequência que pode variar um pouco, mas que em geral fica nesta ordem: oração, saudação à esquerda, bater cabeça, abrir cortina (quando tiver), defumação, hino da umbanda, abrir a gira, saudação às sete linhas, saudação aos orixás e guias chefes da casa, chamada de orixás ou guias que darão sustentação ao trabalho e chamada da linha de entidades que dará atendimento (passe e consulta); ao final dos atendimentos a subida das entidades, podendo, ou não, ter descarrego dos médiuns com esta ou outra linha que venha para tal atividade.
 As crenças são aplicadas como fundamento, e servem de tese para toda a prática dentro da religião.
 Abaixo 15 crenças que são a base dos fundamentos da Umbanda>

1> Acreditamos em Deus eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, onisciente e onipresente;
2> Cremos na existência dos Orixás, Espíritos de Plano Superior, que comandam as 7 linhas ou vibrações da Umbanda;
3> Temos a reencarnação como ponto pacífico, logo, indiscutível;
4> Cremos na existência de seres fora da matéria e na sobrevivência de nossa própria alma após a morte do corpo físico, significando que o espírito não morre, mas sobrevive ao homem, em caminho de evolução;
5> Há possibilidade de comunicação com espíritos desencarnados, através da faculdade mediúnica;
6> Existe uma Lei de Causa e Efeito, pela qual colhemos tudo o que plantamos. Não há acaso, tudo é consequência;
7> O progresso individual ou as situações na vida são produtos de seu livre arbítrio ou escolha das provas antes da descida à matéria;
8> Amai-vos uns ao outros é o lema principal da Umbanda, manifestado na prática da caridade , tanto na palavra como na ação;
9> Acreditamos a existência de ouros mundos habitados, não constituindo a Terra exceção do universo. Há mundos mais adiantados e outros mais atrasados. A terra é um plano de expiação, aprendizado e de correção moral;
10> Não há espíritos voltados eternamente para o mal, mas seres em estágio de aprendizado;
11> Todos temos guias espirituais que nos acompanham nos moldes dos anjos de guarda, porém, com faculdade de se comunicarem conosco, através da mediunidade;
12> Jesus Cristo foi o espírito de categoria mais elevada que já encarnou entre nós;
13> Adotamos a liberdade da prática religiosa, respeitadas, entretanto, as leis dos poderes legalmente constituídos;
14> Todos somos iguais, porque somos filhos do mesmo Deus de justiça, Sabedoria e Amor;
15>A afirmação de que todas as religiões constituem os diversos caminhos de evolução espiritual que conduzem a Deus, significando que todas as religiões têm uma única finalidade: Aperfeiçoar o homem e levá-lo para Deus. Daí o nosso respeito a todas elas, pois cada um tem afinidade com uma corrente religiosa que esteja em correspondência ao seu grau de compreensão e evolução.(os tópicos - Centro Espírita Urubatan).



terça-feira, 29 de abril de 2014

Pontos Riscados

Os Pontos Riscados são símbolos gráficos, desenhados pelas próprias entidades, incorporadas no médium. Esta é uma escrita sagrada, e direciona a energia de sua falange pertencente, para irradiar aquele local e os trabalhos.Dentro da Umbanda, esta escrita designa as entidades verdadeiras, ou seja, prova a autenticidade daquela entidade, garantindo que espíritos mal intencionados não estejam tentando se passar por entidades. Lembre-se que Kiumbas não riscam ponto!
 Em um centro, a segurança se dá, também , pela firmeza do Ponto Riscado.Não há como realizar rituais, por mais simples que pareçam, como passes, sem  a firmeza do Ponto Riscado.Desta forma, ele atua como uma barreira de proteção para médiuns e consulentes.
 Estes pontos são feitos em tábuas de madeira, chão ou mármore, sempre utilizando a Pemba, ferramenta natural feita de calcário; apenas ela deve ser utilizada para este fim.
 Cada traço dos Pontos Riscados têm um significado importante, que relatam uma linha de atuação, e nem sempre, você irá encontrar o ponto da sua Entidade por aí.Isso porque cada uma mantém em partes, os segredos de seus fundamentos, e você não deve sair por aí, de modo nenhum, copiando o ponto de outras entidades.Cada traço tem um objetivo de ser, e  se houver dúvidas pergunte a própria entidade o motivo de tal segmento dentro do gráfico. Vale lembrar que você não deve riscar o ponto de sua entidade, sem a prévia autorização desta.


domingo, 27 de abril de 2014

Jogo de Búzios - Oráculo de Ifá

O Jogo de Búzios é uma forma de comunicação com os Orixás, onde a yalorixá ou babalorixá faz perguntas e a disposição da caída dos búzios, indicada pelos Orixás traz resposta a todos os assuntos espirituais, carnais, profissionais e pessoais da vida da pessoa que está consultando o oráculo.
Para consultar o Jogo de Búzios você não precisa ser iniciado nas religiões afro brasileiras como o candomblé ou umbanda, mas precisa de um sacerdote dessas religiões para fazer a interpretação do Jogo de Búzios para você.
Os Búzios são crustáceos (conchas).
No jogo de búzios, os masculinos são consagrados aos Orixás masculinos (Oxalá, Xangô, Ogum, Oxossi - inclui-se Exú etc.) e os femininos, consagrados aos Orixás femininos (Oxum, Iemanjá, Iansã, Nanã,inclui-se Pomba Gira etc.).
Existem muitos métodos de jogo, o mais comum consiste no arremesso de um conjunto de 16 búzios sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que os búzios adotam ao cair sobre ela.
Considera-se que as divindades afetam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.
Durante o jogo são feitas consultas clássicas para saber os orixás e entidades que acompanham a pessoa (o consulente). Podemos encontrar o orixá de cabeça (eledá) e os orixás que acompanham (ajuntó) bem como a indicação das entidades Exú e Pomba Gira.
Na Umbanda são usados exclusivamente Búzios para o IFÁ.
Por essa razão o Ifá (Jogo de búzios) não é, e nunca será serviçal dos homens, como outros modos de adivinhação. Só responde quando achar que deve responder.
SUA ORIGEM

Até onde consta nos registros históricos, o Jogo de búzios nasce na Atlântida e fora ensinado a diversos outros povos do Antigo Oriente. É na Nação Gêge-Nagô composta por várias tribos africanas e algumas outras oriundas do Golfo Guiné , que o Jogo é praticamente exclusivo na sua forma divinatória e prática.Oduduwá, um poderoso guerreiro cujo nome hebreu era Nimrod, citado no velho testamento como filho de Cusi, Bisneto de Noé, teria vivido aproximadamente em 2180 A.C (REVISTA ABC DO DESTINO). Ele teria recebido de Olorum a missão de fundar cidades que levariam a propagação da cultura e da religiosidade dos nossos ancestrais. Dentre estas cidades cabe destacar, Nínive, considerada a cidade mais importante da antiga babilônia, assim como a Cidade localizada na África Ocidental, a atual Nigéria.A prática foi introduzida por força das raízes nigerianas no Brasil, pelos escravos da época do Brasil Colônia (1500-1822).



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Mediunidade e Incorporação

É o importante elo de comunicação entre o plano material e o espiritual, sob irradiação direta dos Orixás e Guardiões, dos quais o médium recebe amparo e direção, mesmo que sua mediunidade de incorporação demore a aflorar ou nunca aconteça. É uma benção divina de evolução espiritual.Lembremos que os Guias Espirituais que acompanham um médium também estão em processo evolutivo.O médium incorporante ou “cavalo” de Umbanda lida com várias incorporações diferentes, tornando-se um canal amplo. Ele é o ponto de apoio das entidades que se manifestam nas linhas de ação e trabalho, como os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Exus e outros, em sua luta ferrenha contra poderosos agrupamentos e falanges do astral negativo.
 O espírito que virá com o compromisso da mediunidade de Umbanda, na preparação de sua reencarnação, recebe nos seus chacras um complemento de energia vital eletromagnética. Isso permitirá aos guias atuarem mais intensamente na região dos plexos, facilitando-lhes o domínio do corpo físico do médium e possibilitando-lhes assumir suas principais características gestuais e de linguagem. Esse complemento energético é fundamental, também, para que o médium umbandista possa suportar as difíceis tarefas de embate com os espíritos do astral inferior, o chamado submundo astral.
 No corpo físico, os chacras ou centros de força localizam-se em regiões que correspondem a áreas de grande concentração de feixes nervosos – os gânglios. Há uma enorme interpenetração das vibrações do médium e do guia, pois, quando o padrão vibratório do médium é desestabilizado, seu espírito fica adormecido, momentaneamente paralisado, e o mentor adentra com facilidade em seu campo eletromagnético, adequando-o ao seu padrão e direcionando suas vibrações mentais. As incorporações na Umbanda são sempre ativas e ritmadas, pois as entidades que se manifestam são altamente brilhantes, luminosas, irradiantes e energeticamente sobrecarregadas, graças aos seus constantes contatos com os pontos de forças da natureza, onde estão “assentadas”.
 Nos rituais de Umbanda, a percussão dos atabaques, juntamente com a entoação dos pontos cantados, criam uma sonoridade altamente vibratória e elevada, ativando o emocional e apassivando o mental consciente do médium, facilitando a incorporação. O chacra básico é estimulado, dando a devida e necessária sustentação para que ele possa girar dezenas de vezes, sem cambalear ou cair. Ao girar, as entidades incorporadas espargem energias positivas, magneticamente irradiantes, que vão anulando os negativismos acumulados no éter local.
 Médium de Umbanda, tenha confiança em nossa maravilhosa religião, eleve seu padrão mental e energético, faça sua reforma íntima e  cultive suas virtudes. Dê atenção à sua higiene física, moral e espiritual, para o bom desempenho de suas tarefas, e lembre-se de que a manifestação espiritual tem lugar e hora para acontecer. Integre-se a uma casa de confiança, estruturada no amor ao Divino Criador e aos Sagrados Orixás, e estude sempre.


terça-feira, 22 de abril de 2014

As Mensagens das Velas

 O movimento da chama da vela pode revelar a você se um pedido feito ao seu Orixá ou Guardião será ou não atendido.
 Desde a antiguidade, as velas são usadas para estreitar o contato entre Deus e os homens. Várias culturas relatam a realização de rituais que se utilizam do fogo para reverenciar o poder celestial, celebrar a memória dos mortos e iluminar os caminhos dos devotos. O que muita gente não sabe é que as velas também revelam mensagens. Dependendo da característica da chama, é possível saber se um pedido foi ouvido por aquele que está sendo aclamado. Na próxima vez que utilizar uma vela para fazer uma prece, observe o movimento do fogo para decifrar o recado que está sendo enviado a você. Lembre-se: para evitar acidentes, sempre utilize um pires ou um porta velas de vidro cerâmica, barro ou metal, nunca plástico ou materiais inflamáveis.

VELA QUE DEMORA A ACENDER> Seu Orixá ou Guardião sente dificuldades para se aproximar. Procure 'limpar' o astral do ambiente usando incenso de alfazema, arruda, manjericão, cravo ou descarrego e depois jogue as cinzas ao vento, fora do ambiente.

A CHAMA É VACILANTE> O Orixá ou Guardião quer lhe antecipar que seu pedido não será atendido exatamente como você imaginava. Mas as mudanças serão positivas.

A CHAMA SOLTA FAGULHAS> Uma pessoa virá em seu auxílio para ajudar a tornar seu pedido em realidade.

O FOGO LEVANTA E ABAIXA> Sua mente está tumultuada com vários pensamentos. Concentre-se no que quer, e ore com fé.

A CHAMA É AZULADA> Esse sinal é positivo, pois demonstra que seu Orixá ou Guardião está a seu lado.

A VELA "CHORA" MUITO/ SOLTA FUMAÇA PRETA> Seu Orixá ou Guardião está lhe comunicando de mentalizações ou demandas contra você ou contra aquele para que você está pedindo.

A VELA APAGA DE REPENTE> Faça sua parte para seu desejo se realizar, e não conte apenas com a intervenção dos Protetores.

FOGO ESTÁVEL> Significa que seu pedido será atendido, antes do previsto.

CHAMA ALTA> Seu Orixá ou Guardião já está trabalhando  em seu pedido, mas você deve mudar algumas atitudes.



terça-feira, 15 de abril de 2014

Limpeza com Carvão

Sirvam-se deste poderoso absorvedor de energias negativas!!!
O carvão tem um vasto poder de absorção energética, e se usado corretamente pode condicionar um ambiente, e mantê-lo em condições adequadas para o exercício de suas atividades normais e espirituais!

Coloque dentro de um copo com água que cubra o carvão, acrescido com um punhado de sal grosso.Mantenha ele no local central da casa, e não precisa estar a vista. Ele exerce uma ação prolongada de absorção,e a substituição destes elementos deve ser efetuada quando o carvão 'descer' no copo, pois antes disso ele irá flutuar na água.Não posso mensurar o tempo que isso irá levar, pois não sei como está a sua casa.Quando isso acontecer, se desfaça jogando o carvão no lixo e a água na pia. Lave o copo e coloque a pedra de carvão e o punhado de sal grosso novamente. Faça por quanto tempo julgar necessário.



segunda-feira, 14 de abril de 2014

Sua Música na Rádio!

Não encontrou o ponto cantado que você quer? Preencha o formulário e nos envie o nome da musica, para que possamos adicionar ao player!


domingo, 13 de abril de 2014

BEM VINDOS!!!

Este é o Blog da T. U. Iansã Matamba e Caboclo Jiboia! Estudos, histórias, textos, pontos cantados em imagens, vídeos e a Rádio Toques de Orixás 24 por dia!

 Compartilhe com todos, e desfrutem do blog....AXÉ!