Os Pontos Riscados são símbolos gráficos, desenhados pelas próprias entidades, incorporadas no médium. Esta é uma escrita sagrada, e direciona a energia de sua falange pertencente, para irradiar aquele local e os trabalhos.Dentro da Umbanda, esta escrita designa as entidades verdadeiras, ou seja, prova a autenticidade daquela entidade, garantindo que espíritos mal intencionados não estejam tentando se passar por entidades. Lembre-se que Kiumbas não riscam ponto!
Em um centro, a segurança se dá, também , pela firmeza do Ponto Riscado.Não há como realizar rituais, por mais simples que pareçam, como passes, sem a firmeza do Ponto Riscado.Desta forma, ele atua como uma barreira de proteção para médiuns e consulentes.
Estes pontos são feitos em tábuas de madeira, chão ou mármore, sempre utilizando a Pemba, ferramenta natural feita de calcário; apenas ela deve ser utilizada para este fim.
Cada traço dos Pontos Riscados têm um significado importante, que relatam uma linha de atuação, e nem sempre, você irá encontrar o ponto da sua Entidade por aí.Isso porque cada uma mantém em partes, os segredos de seus fundamentos, e você não deve sair por aí, de modo nenhum, copiando o ponto de outras entidades.Cada traço tem um objetivo de ser, e se houver dúvidas pergunte a própria entidade o motivo de tal segmento dentro do gráfico. Vale lembrar que você não deve riscar o ponto de sua entidade, sem a prévia autorização desta.